sábado, 8 de maio de 2010

O Educador Social na construção de projectos educativos


O acto de educar é complexo e desenvolve-se segundo um processo de construção permanente, baseado na mútua confiança entre educador e educando, e onde o afecto e a compreensão ajudarão a fruir os ajustamentos e as correcções. É fundamental o conhecimento da cada um dos educandos para o educador regular a sua intervenção e parece-nos indispensável valorizar sempre as evoluções e resultados positivos, não acentuando os insucessos, isto é, a educação pela positiva deve prevalecer como auto-reguladora do processo educativo.

O Plano de Actividades a construir anualmente com os educadores e educandos, deve reflectir a acção dinâmica educativa necessária para executar o Projecto Educativo e dinamizar a inter-acção educador-educando, abrindo perspectivas concretas e calendarizadas para motivar uns e outros na construção de uma educação actual/actuante concebida à imagem de educandos carenciados de compreensão e afecto, e de educadores que os olham como se de próprios filhos se tratassem, numa cadeia de cumplicidades baseadas no respeito mútuo e na afectividade como instrumentos capazes de suprir as ausências de uma família convencional.

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